# 7 Mitos Comuns Sobre Colonoscopia
- Dr Felipe Padilha
- 16 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

Conheça a verdade sobre o exame que pode salvar sua vida
Todo mundo tem suas razões para não querer fazer uma colonoscopia. Muitas vezes, isso é baseado em mal-entendidos - tanto sobre o procedimento quanto sobre o câncer de cólon.
As pessoas podem não saber que o câncer de cólon é um dos mais evitáveis - e que a colonoscopia é um exame rápido que pode salvar vidas.
Mito # 1: "Eu não estou em risco de câncer de cólon."
A verdade é: Todo mundo está em risco, uma em cada dezoito pessoas terá câncer de cólon em sua vida. Adultos acima de 50 anos precisam realizar uma colonoscopia, porque a grande maioria dos pólipos colorretais - que são os precursores de câncer de cólon - ocorrem após essa idade. A remoção dos pólipos previne o câncer colorretal.
Mito # 2: "Se eu não tiver nenhum sintoma, eu não preciso de uma colonoscopia."
Em quase todos os casos, o câncer de cólon começa como um crescimento pré-canceroso em seu intestino, que geralmente não causa sintomas. Uma colonoscopia detecta pólipos que são removidos antes de se transformarem em câncer. A idéia é fazer isso antes de causarem sintomas. Em média, as colonoscopias encontram pólipos pré-cancerosos em 15% das mulheres e 25% dos homens com idade igual ou superior a 50 anos.
Mito # 3: "Não sou capaz de tomar o preparo!"
Beber o preparo intestinal é um dos principais impedimentos para a colonoscopia. A boa notícia: Preparação intestinal de hoje é mais fácil do que antes. É possível tomar soluções de menor volume. Além disso, muitos médicos prescrevem uma dose dividida, onde você toma metade da preparação na noite anterior e a outra metade na manhã do procedimento.
Mito # 4: "A colonoscopia não é necessária."
Em 2008, um estudo americano relatou que as colonoscopias podem não proteger completamente contra o câncer de cólon e ganhou muita atenção da mídia. Mas nesse estudo, muitas colonoscopias não foram completas e realizadas por médicos não especialistas. Estudos mais recentes confirmam que a experiência realmente importa quando você escolhe quem realiza sua colonoscopia. Para uma colonoscopia de alta qualidade, certifique-se de seu médico tem formação especializada para realização de colonoscopias.
Mito # 5: "A colonoscopia é muito dolorosa!" Ou "Eu posso não ser sedado o suficiente."
Na verdade, 99% dos pacientes são adequadamente sedados e ficam confortáveis durante a colonoscopia. A maioria dos pacientes nem sequer se lembra do exame! As clínicas também oferecem os cuidados de um Anestesista para um exame mais confortável e com sedação mais profunda.
Mito # 6: "É muito arriscado. Conheço uma pessoa teve seu intestino perfurado durante uma colonoscopia. "
Quando realizada por profissionais especialmente treinados, as colonoscopias são extremamente seguras. O risco de perfuração é menor que 1 em 1.000 casos, e o risco de sangramento é inferior a 1%.
Mito # 7: "Se eu tiver câncer colorretal, então era para ser."
Não é verdade. O câncer do cólon é evitável. Veja como: Comece a triagem para câncer de cólon com a colonoscopia aos 50 anos, ou mais cedo, se você tiver fatores de risco. Outras coisas que você pode fazer: Melhore sua dieta, mantenha um peso corporal normal, exercite e evite fumar.